Seis meses antes das eleições presidenciais, quando o calendário eleitoral parecia surgir como a única maneira de resolver a crise política francesa, a revolta estudantil trouxe a luta social de volta ao centro do debate. Das escolas secundárias operárias dos subúrbios parisienses, uma geração de jovens, que esperavam que esperassem, prosseguissem seus estudos em silêncio e aceitassem seu destino, reivindicou suas demandas e estabeleceu seu próprio cronograma de ação.
Além das razões estruturais para essa explosão — o declínio da educação, a seleção social e a ansiedade em relação ao futuro — há uma conjuntura particular: o fim da presidência de Macron. Após quase dez anos de ataques e crises sucessivas, sua autoridade, já fragilizada, está sendo mais uma vez desafiada. Enquanto as forças políticas preparavam suas campanhas, estudantes do ensino médio surgiram em cena, explicando que seu futuro não podia mais esperar. Como destaca Elisabeth Allain-Moreno, secretária-geral do sindicato SE-UNSA: “Após dez anos das políticas educacionais de Emmanuel Macron, a indignação estudantil era esperada; pode-se até questionar por que ela não se manifestou antes.”
Nesse contexto, os eventos de 6 de outubro, que mobilizaram mais de 450 mil pessoas em todo o país, representam um avanço significativo. Demonstram que a repressão e a propaganda midiática não quebraram a determinação dos estudantes do ensino médio nem isolaram seu movimento. Pelo contrário, estudantes, pais, professores e sindicalistas se uniram a eles naquela terça-feira, e a tentativa de criminalizar sua luta foi frustrada por uma mobilização que ampliou suas reivindicações e conquistou novo apoio, com 62% da população considerando o movimento justificado, segundo pesquisa do Ipsos.
Essa expansão inclui um elemento particularmente progressista: estudantes de escolas privilegiadas de Paris estão se mobilizando contra as desigualdades sofridas por seus colegas em bairros operários. ” A mesma escola pública em Saint-Denis que em Paris “, cantam os alunos da Henri-IV, por exemplo. No colégio particular Massillon, em Paris, jovens falam de seus “privilégios” e protestam com faixas de solidariedade ao colégio Paul-Éluard, em Saint-Denis. Essas ações desafiam a competição entre os estudantes e a divisão entre aqueles que se beneficiam de condições favoráveis de estudo e aqueles que precisam lutar para obtê-las. Em suma, a revolta começa a construir pontes onde o sistema educacional ergue barreiras.
Mas esse progresso precisa ser consolidado. Os estudantes universitários, que começaram a se mobilizar nos últimos dias, devem fortalecer sua luta: ampliar os bloqueios, organizar assembleias de massa e abrir as universidades para que os alunos do ensino médio organizem encontros e se coordenem em resposta aos inúmeros fechamentos de escolas. Suas experiências e espaços podem se tornar pontos de apoio para aqueles que iniciaram a revolta e que continuam sendo os mais vulneráveis à repressão.
O envolvimento dos trabalhadores também precisa se aprofundar. A solidariedade é fundamental, mas deve se traduzir em ação coletiva no local de trabalho e em greves que permitam a construção de uma frente unida contra a repressão e os ataques do governo. Nesse sentido, embora diversas organizações tenham apoiado o dia de ação de 6 de outubro, o fato de o grupo intersindical ter marcado a próxima mobilização interprofissional para 5 de novembro, na véspera, demonstra uma intenção de ignorar o movimento estudantil do ensino médio e os protestos de 17 de outubro. Portanto, todos os sindicalizados que reconhecem a necessidade urgente de se manterem solidários com os estudantes do ensino médio devem entrar em contato com seus sindicatos. À medida que se multiplicam os apelos à mobilização para 17 de outubro, é preciso exigir um plano para unificar a indignação e permitir que ela continue, mesmo durante o recesso escolar.
Do lado do governo, Lecornu busca retomar a iniciativa combinando a defesa da atuação policial com promessas vagas e consultas . Nesta terça-feira, o primeiro-ministro anunciou a reabertura gradual das escolas de ensino médio e a organização de meio dia de debates, com o objetivo de pôr fim aos bloqueios e protestos de rua e transferir as discussões para as salas de aula, dentro da estrutura de procedimentos institucionais supervisionados pelos diretores. O governo reconhece os problemas, mas busca resolvê-los utilizando seus próprios métodos, impondo seu próprio ritmo e ganhando tempo para desmobilizar os manifestantes.
Não há garantia de que ele terá sucesso. Embora muitos grupos de estudantes do ensino médio pretendam continuar os bloqueios, alunos e professores poderiam aproveitar a reabertura das escolas para se auto-organizarem, debaterem suas reivindicações, elegerem representantes e conectarem as escolas entre si. A criação de assembleias e órgãos de coordenação como esses é crucial para permitir que os estudantes do ensino médio liderem sua luta e controlem as negociações. Os universitários têm um papel decisivo a desempenhar nessa tarefa: colocar suas habilidades acadêmicas e capacidade de mobilização a serviço de um movimento comum.
O dia 6 de outubro ampliou a brecha aberta pela juventude dos bairros operários. Agora é necessário dar-lhe continuidade e organização: assembleias, delegados mandatados, coordenação entre escolas secundárias e universidades, e greves operárias que personifiquem o sentimento de solidariedade. A reunião convocada por Macron com alguns de seus ministros nesta terça-feira à noite demonstra a ansiedade do governo diante de uma revolta que não consegue conter. Este momento deve ser aproveitado para passar à ofensiva: unir a força da juventude à dos trabalhadores, ampliar a mobilização e construir o confronto social capaz de derrotar o governo e seus ataques. Com RP