Uma reforma tributária que realmente mude e torne justo o sistema de impostos no Brasil precisa considerar que os tributos são um elemento importante para promover justiça social. E, por isso, estão inseridos diretamente no contexto da luta de classes. Essa é a avaliação de Dão Real Pereira dos Santos, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal e membro do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia.
“O sistema tributário em qualquer país é uma fotografia. Ele mostra de forma muito clara a correlação de forças de uma sociedade. O sistema tributário é um instrumento para viabilização do Estado de bem-estar social”, defende Dão, em participação no 7º episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro, do Brasil de Fato.
João Pedro Stédile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e comentarista do podcast Três por Quatro, destaca que os empresários brasileiros sempre reclamam dos impostos, mas quem paga de verdade são os trabalhadores.
“A principal característica dos impostos no Brasil é que eles são injustos. Em geral, quem reclama e coloca aquele impostômetro na calçada, é a Fiesp, ou alguma federação de indústria. E os empresários aparecem na imprensa burguesa como se eles que pagassem imposto. Na verdade, quem paga imposto é o trabalhador. É o consumidor. Os impostos estão embutidos nos preços. Os empresários só recolhem os impostos”, afirma.
Confira o episódio completo: