Autor de ‘As cidades invisíveis’ nasceu em 15 de outubro de 1923
A Itália prepara uma série de eventos para celebrar o nascimento de um de seus escritores mais célebres: Italo Calvino (1923-1985), autor de livros como “As cidades invisíveis” e “Se um viajante numa noite de inverno”.
Castiglione della Pescaia, município da Toscana onde Calvino passou parte de sua vida, já anunciou que fará diversas comemorações ao longo de 2023 e vai dar cidadania honorária póstuma ao escritor.
Essa pequena cidade de 7 mil habitantes era seguramente o lugar preferido de Calvino, que escolheu ser sepultado ali. A biblioteca municipal, que carrega o nome do autor, realizará três encontros fixos por mês para apresentar seus romances e fábulas através de peças teatrais.
Já Sanremo, onde o escritor – nascido em Cuba, em 15 de outubro de 1923 – passou anos fundamentais de sua formação, propôs um itinerário com pouco mais de 40 etapas distribuídas entre as áreas urbana e rural.
“Sanremo continua aparecendo em meus livros, sob os mais variados olhares e perspectivas”, declarou Calvino certa vez em uma entrevista. Com o mapa na mão, o leitor poderá seguir os rastros da obra calviniana e encontrar as impalpáveis “cidades invisíveis” nas ruas de Sanremo.
A iniciativa também se traduziu em um volume que contém o mapa literário do município, indicando as etapas da vida e as referências aos livros do escritor, muitos dos quais ganharão novas edições ao longo do ano.
Além disso, está em projeto uma adaptação televisiva do romance “O barão nas árvores”, obra metafórica e filosófica que gira em torno de um jovem barão que escala uma árvore após uma briga com o pai e ali permanece pelo resto da vida.