O embaixador italiano em Brasília, Francesco Azzarello, afirmou nesta segunda-feira (25), em entrevista ao Correio Braziliense, que “a Itália é um parceiro ideal para o Brasil”.
O diplomata fez um balanço ao fim de quase quatro anos à frente da representação diplomática no gigante sul-americano, a poucos dias de sua saída.
“Foi uma experiência muito desafiadora, estimulante e linda. Nas relações bilaterais Itália-Brasil, o trabalho é potencialmente infinito e, em geral, eu diria que os dois países são complementares, em todas as áreas, inclusive naquela crucial das relações humanas”, declarou Azzarello, economista de formação e com uma longa e importante carreira diplomática.
Segundo ele, “o intercâmbio comercial está indo bem, mas seu potencial é limitado pelas fortes barreiras à entrada que penalizam os possíveis investidores”.
Mas um novo impulso às relações poderia ser conquistado do acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
“A Itália sempre foi a favor do acordo, e todos devem aceitar compromissos razoáveis. O Acordo UE-Mercosul também traria enormes benefícios para o Brasil. Precisamos de equilíbrio e de serenidade de julgamento. Devemos evitar preconceitos e condicionamentos ideológicos”, concluiu.