A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro) informou que perdeu o contato com a sonda Chandrayaan-3, a primeira da história a completar um pouso suave no lado oculto da Lua.
Em um comunicado, a agência explicou que fez esforços para restabelecer a comunicação com o módulo de pouso Vikram e o rover Pragyan, mas “nenhum sinal foi recebido deles”.
No início de setembro, o Vikram e o Pragyan entraram em uma espécie de hibernação para tentar sobreviver à longa noite lunar, que dura cerca de 14 dias terrestres.
A Isro, por sua vez, garantiu em seu informe que seguirá com as tentativas de restabelecer contato com os equipamentos presentes no satélite.
A notícia chega quase um mês depois da histórica missão espacial do país asiático, que fez da Índia a quarta potência mundial a fazer um pouso suave na Lua, bem como a primeira a tocar o Polo Sul lunar.
Nas primeiras duas semanas, o rover explorou o local de pouso e enviou várias imagens para a Terra, enquanto o módulo de pouso conduziu uma série de experimentos científicos.
O Pragyan ainda examinou a composição química da poeira lunar e encontrou vestígios de enxofre, que podem conter pistas sobre atividades vulcânicas anteriores.
A missão já alcançou todos os seus objetivos principais, mas a Isro decidiu colocar as duas tecnologias em stand-by. O objetivo é averiguar se elas poderiam sobreviver às temperaturas frias da noite lunar.