O holandês Max Verstappen venceu neste domingo (4) o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, de ponta a ponta e disparou na liderança do campeonato.
Largando na pole position, o bicampeão do mundo foi ameaçado pela Ferrari de Carlos Sainz apenas na primeira curva, mas depois desapareceu na frente de seus adversários e fechou um fim de semana perfeito, incluindo a volta mais rápida.
Essa foi a 40ª vitória de Verstappen na F1, que agora está a apenas um triunfo de igualar os 41 do tricampeão Ayrton Senna.
O pódio também teve Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, que mostrou uma clara evolução em relação ao início da temporada, embora ainda sem ameaçar Verstappen.
Sainz, que largara na segunda posição, foi apenas o quinto, atrás da Red Bull de Sergio Pérez, enquanto Charles Leclerc, que partira do pit lane, foi o 11º e não marcou pontos.
O top 10 ainda teve Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (Alpine).
Com sete etapas disputadas, Verstappen tem agora 170 pontos, contra 117 de Pérez, 99 de Alonso e 87 de Hamilton. Entre os construtores, a Red Bull tem 287, com ampla vantagem sobre Mercedes (152), Aston Martin (134) e Ferrari (100).
A próxima etapa será o GP do Canadá, em 18 de junho.