Um homem de 45 anos, chamado Hakan Yasinoglu, foi retirado vivo de escombros de um prédio em Hatay nesta sexta-feira (17) após ficar 278 horas soterrado, informam os socorristas à agência estatal Anadolu. A localidade foi uma das mais devastadas pelo terremoto do dia 6 de fevereiro.
O resgate na cidade é o terceiro em dois dias: na noite desta quinta-feira (16), dois homens de 26 e 34 anos foram retirados de escombros de outro prédio após ficarem soterrados por 260h.
Eles só foram salvos porque socorristas que estavam próximos ao edifício ouviram barulhos de vozes e começaram a escavar na direção deles.
Até o momento, 36.187 mortes foram confirmadas na Turquia e 5.814 na Síria, em um total de 42.001 óbitos da tragédia.
UE e Itália
A União Europeia informou que já enviou 5,5 milhões de euros em ajudas humanitárias para a Turquia e outros 10 milhões de euros para a Síria para ajudar na primeira resposta aos terremotos, informou a Comissão Europeia.
Toda a assistência europeia esta sendo coordenada pelo Mecanismo de Defesa Civil do bloco e, entre os itens enviados, estão oito mil camas e 500 unidades habitacionais de emergência.
Para Istambul, são 18 os países-membros particularmente envolvidos nas ajudas que ofereceram, além de dinheiro, equipamentos de resgate, para moradia, geradores, equipamentos e itens médicos, equipes médicas especializadas e socorristas.
Também nesta sexta, foi aberto o hospital de campo enviado por Piemonte para a cidade de Antioquia, uma das mais afetadas pelo terremoto. Na estrutura, trabalharão 76 pessoas, entre as quais, 40 voluntários da Defesa Civil da região italiana.