Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana
Uma semana após a posse histórica do presidente Lula (PT), em Brasília, golpistas invadiram a capital federal e os prédios dos três Poderes no último domingo (8). A destruição tentava, com a anuência de servidores públicos do Distrito Federal, instaurar o caos no novo governo.
Apesar do rastro de destruição deixado nos prédios do STF, no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional, a tentativa golpista fracassou. Forças policiais e militares atuaram na reintegração dos prédios e mais de mil golpistas envolvidos no atentado foram presos.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
União
Lula voltou a Brasília na noite de domingo e fez questão de visitar os prédios depredados. A resposta das instituições também foi rápida. No dia seguinte, todos os governadores dos estados brasileiros e do Distrito Federal, se juntaram aos presidentes da Câmara, do Senado e do Executivo para uma demonstração de união.
Juntos, de braços dados, desceram a rampa do Palácio do Planalto, em um sinal de que o país está unido. A tentativa frustrada de golpe foi um tiro no pé de seus articuladores. Ao invés de causarem desestabilização, foram agentes de um novo pacto federativo no Brasil.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro foi realocado na capital federal pelo então governador Ibaneis Rocha e afastado do cargo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Torres era o responsável pela estratégia de segurança do Distrito Federal, mas dias antes dos atos golpistas deixou o país e foi se encontrar com Bolsonaro nos Estados Unidos. Torres foi afastado do cargo por Moraes e teve sua prisão decretada sob justificativa de anuência com o intento golpista.
Uma ação de busca e apreensão em sua residência, comandada pela Polícia Federal, também revelou um documento que determinava uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral, com a intenção de anular as eleições.
Envolvido diretamente com a tentativa golpista, terá que se explicar à Justiça na sua volta ao Brasil.
Cafezinho
E o Cafezinho da semana vai para o ministro da Justiça, Flávio Dino e o interventor no DF, Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça. Dino comandou, de seu gabinete, a retomada de Brasília e articulou a intervenção na segurança pública da capital com Lula.
Dino chegou a receber críticas pela falta de segurança na Praça dos Três Poderes. No entanto, o ministro mostrou habilidade para driblar a falta de informação proveniente dos poucos dias de governo e de uma possível tentativa de golpe com participação das Forças Armadas, para instaurar a ordem e manter a autoridade do novo governo.
Cappelli, que foi líder estudantil, não tem proximidade com os militares, mas conseguiu comandar as tropas do DF na retomada da capital.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes
Assista ao Tempero da Notícia: