O técnico da seleção italiana de futebol, Luciano Spalletti, lamentou a derrota para a Suíça neste sábado (29) e admitiu ter culpa na eliminação da equipe da Eurocopa.
“A responsabilidade é sempre do treinador, eu fiz as escolhas”, admitiu ele em entrevista à Sky Sport, afirmando que a equipe estava abaixo da média em termos de ritmo e sofreu algumas individualidades em termos de velocidade.
Após ver a Itália ser completamente dominada pela Suíça e perder por 2 a 0 o jogo válido pelas oitavas de final da competição, Spalletti explicou que chegou a “trocar alguns jogadores, mas neste momento não conseguimos fazer mais do que isso”.
“Aquele gol no início do segundo tempo cortou nossas pernas, não fomos muito incisivos, o ritmo fez a diferença, o deles foi maior no primeiro tempo e até a individualidade havia um ritmo diferente”, justificou ele, lembrando que “muitos não pressionavam continuamente”.
Para o técnico da atual campeã da Eurocopa, “o caminho para a Copa do Mundo é muito longo, mas é uma questão a ser feita aos poucos”, porque “há algumas coisas que também decorrem da forma como o campeonato terminou”. “Chegamos em boas condições e depois o calor também teve impacto”, concluiu.
A Itália conquistou o título da Eurocopa duas vezes: em 1968 e na última edição, disputada em 2021. Além disso, foi vice nas edições de 2000 e 2012.