O primeiro-ministro da Holanda, Dick Schoof, afirmou nesta segunda-feira (11) que os ataques aos torcedores israelenses do Maccabi Tel Aviv em Amsterdã foi “puro antissemitismo”.
Em uma coletiva de imprensa, ocorrida depois de uma reunião do governo sobre os episódios violentos após o jogo entre Ajax e Maccabi Tel Aviv, o chefe de governo destacou a necessidade de rígidas sanções aos responsáveis.
O Sport tropeçou pela terceira vez seguida e pode deixar o grupo dos quatro primeiros colocados (G4), que dá acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (10), o Leão empatou por 1 a 1 com a Chapecoense na Ilha do Retiro, em Recife, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
A equipe rubro-negra, que vinha de duas derrotas, permanece na quarta posição, com 60 pontos, e pode ser ultrapassada pelo Ceará, que joga na terça-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP). Se o Vozão ganhar, iguala a pontuação do time pernambucano, mas passa à frente pelo número de vitórias (18 a 17).
O tropeço do Sport também foi celebrado por outros rivais na briga pelo acesso, como Goiás (57 pontos) e Operário-PR (56 pontos). Esmeraldinos e alvinegros venceram seus duelos contra CRB e Novorizontino, respectivamente, no último sábado (9).
A Chape, por sua vez, foi a 41 pontos, abrindo três pontos de vantagem para a Ponte Preta, 17ª colocada e primeira equipe na zona de rebaixamento (Z4). O time paulista, contudo, ainda vai a campo na rodada. A Macaca visita o Vila Nova nesta segunda-feira (11), às 18h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.
O próximo compromisso do Sport é diante da Ponte, no próximo sábado (16), às 21h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). No dia seguinte (17), o Verdão do Oeste recebe o Coritiba na Arena Condá, em Chapecó (SC), às 16h.
Dominante nas ações ofensivas desde o início da partida, o Sport abriu o placar no primeiro minuto da segunda etapa. O lateral Felipinho cruzou pela esquerda, o goleiro Léo Vieira não ficou com a bola na disputa com o atacante Chrystian Barletta e o volante Julián Fernández, na sobra, mandou para as redes.
O Leão seguiu no ataque, mas sofreu o empate em uma das poucas investidas da Chape. Aos 38, o meia Marlone recebeu na entrada da área e rolou para Perotti. O atacante, que tinha entrado em campo três minutos antes, apareceu pela esquerda e chutou rasteiro, deixando tudo igual. Os donos da casa pressionaram, mas o Verdão se segurou.
Mirassol vice-líder
Outro time do G4 que não venceu na rodada foi o Mirassol. Também neste domingo, a equipe do interior paulista ficou no 0 a 0 com o Avaí na Ressacada, em Florianópolis.
O empate fez o Mirassol ganhar uma posição, ultrapassando o rival Novorizontino e assumindo a vice-liderança, com os mesmos 63 pontos do Tigre do Vale, mas ficando à frente pelo saldo de gols (15 a 13). A equipe dirigida por Mozart está dois pontos atrás do Santos, primeiro colocado e que ainda joga nesta segunda, às 21h, fora de casa, contra o Coritiba, no Couto Pereira. O Avaí, com 47 pontos, aparece na 12ª posição, livre do rebaixamento, mas sem chances de acesso.
Na próxima sexta-feira (15), o Mirassol tem confronto direto com o Operário-PR no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), às 16h. Se o Ceará perder na terça, um empate basta para garantir o acesso à equipe do interior paulista. Já o Avaí volta a campo na outra segunda-feira (18), às 21h, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.
Edição:
Fábio Lisboa