Com 450 mil pessoas mobilizadas em todo o país, o dia 6 de outubro representou uma significativa demonstração de força. No dia seguinte a esse evento histórico, apesar dos pronunciamentos do governo, a mobilização continuou a se espalhar e não mostrou sinais de enfraquecimento. Em todo o país, apesar do fechamento das escolas e da transição para o ensino remoto, os bloqueios recomeçaram assim que as escolas reabriram. Em Paris, centenas de pessoas bloquearam a Universidade Assas, no 6º arrondissement , bem como o Instituto Católico de Paris, pela primeira vez desde o início do movimento. Os liceus Racine, Lamartine, Louis-le-Grand e Hélène Boucher foram bloqueados em solidariedade aos jovens de bairros carentes. Em Metz, vários liceus foram bloqueados, incluindo o Liceu Cormontaigne. Novas escolas aderiram ao movimento, como o Liceu Ozenne, em Toulouse .
Como sinal de uma mobilização crescente, os sindicatos da educação convocaram um dia de greve em 8 de outubro em solidariedade aos estudantes do ensino médio . Numerosas manifestações ocorreram por toda a França. A Praça da Bastilha, em Paris, ficou lotada de estudantes do ensino médio, universitários e trabalhadores da educação, que criticaram, com razão, o governo por não ouvi-los. Manifestações que reuniram milhares de pessoas também aconteceram em Montpellier, Amiens e Toulouse. Nas universidades, a mobilização se espalha: 2.000 estudantes se reuniram em assembleia geral em Nantes e votaram pelo bloqueio e ocupação do campus . Em Créteil, 500 pessoas estiveram presentes, e 600 estudantes em Grenoble votaram por um bloqueio rotativo até 17 de outubro. Na Universidade de Toulouse-Le Mirail, 150 funcionários realizaram uma assembleia e votaram pela continuidade da greve até sexta-feira, 9 de outubro.
Esses são apenas alguns exemplos que mostram que a raiva está se espalhando, crescendo e persistindo. Mas o que fazemos agora? Após uma semana de protestos que promete ser um sucesso, quais são as tarefas dessa mobilização?
A grande farsa da consulta do ensino médio
Num esforço para apaziguar a raiva dos estudantes, o governo ofereceu-lhes um “tempo para o diálogo “. O governo lançou um questionário para alunos do ensino médio e reservou meio dia de aulas, a partir de quarta-feira, 7 de outubro, para ” promover o diálogo nas escolas ” . Essas consultas, assim como o debate nacional organizado durante o movimento dos Coletes Amarelos ou a convenção cidadã para discutir as mudanças climáticas, são meras manobras de relações públicas. Uma tática clássica do governo Macron, que só sabe reprimir brutalmente os protestos para aterrorizar o público e encenar debates fraudulentos para encobrir seus rastros.
Muitos estudantes do ensino médio já estão se mobilizando e planejando denunciar essa farsa, preparando protestos coletivos, como fizeram durante o período de ensino remoto. Um professor da Escola Secundária Bartholdi, em Seine-Saint-Denis (93), descreve essas ações: “Esta manhã, os alunos do último ano foram à chamada ‘consulta’ do governo, que nada mais é do que uma cortina de fumaça para quebrar a mobilização. Depois de 20 minutos, os estudantes intervieram para dizer que era inútil, que já vinham reivindicando seus direitos há duas semanas e que deveriam se juntar aos professores que estavam em frente aos portões da escola, sacrificando dias de salário por eles.”
Além disso, essas reuniões serão organizadas por diretores de escolas, que participam ativamente da criminalização dos protestos estudantis e orquestram uma série de audiências disciplinares para punir os alunos mobilizados. Em muitas escolas, com medo de reunir todos os alunos, os diretores solicitam reuniões apenas com representantes estudantis ou com os eleitos para o Grêmio Estudantil. Todos esses indícios apontam que essa consulta tem um único objetivo: fingir diálogo com a indignação dos estudantes, sem, de fato, abordar suas reivindicações.
Paralelamente a essa consulta, o governo organizou uma reunião com diversas organizações estudantis do ensino médio e universitário. Juntamente com o Poing Levé (Punho Erguido), recusamos o convite , pois acreditamos não ter nada a discutir com um governo que mutila estudantes do ensino médio e reprime brutalmente protestos. A União Estudantil, a USL, a FSE, a UNEF e a FAGE estiveram presentes nessa reunião convocada pelo ministro, com uma plataforma de reivindicações para o movimento. Como era de se esperar, as organizações saíram lamentando a falta de resposta do Ministro da Educação, que passou uma hora falando absurdos. Mais importante ainda, o ministro anunciou que se recusava a reconsiderar o Parcoursup (a plataforma francesa de acesso às universidades) e, assim, excluiu das negociações uma das principais reivindicações dos estudantes do ensino médio, uma reivindicação que resume a seleção social que enfrentam. Nessas circunstâncias, é difícil entender por que o grupo inter-sindical de organizações juvenis está solicitando outra reunião, desta vez com o Primeiro-Ministro Lecornu. Longe dessas negociações fadadas ao fracasso, a única maneira de sermos ouvidos será fortalecendo o equilíbrio de poder nas ruas e nos mobilizando.
É uma tática clássica de Macron o governo recorrer a uma coligação de sindicatos para tentar canalizar um movimento. Durante a mobilização contra a reforma da previdência, o governo repetidamente iludiu os sindicatos nessas discussões, o que acabou ditando o ritmo da mobilização e controlando a indignação. A coligação sindical do ensino superior, composta principalmente pela CGT-Ferc Sup e pela Snesup-FSU, decidiu abandonar uma reunião com o Ministro Philippe Baptiste na quarta-feira em protesto contra um orçamento para 2027 que consideram insuficiente . Embora a liderança sindical do setor geralmente esteja disposta a negociar, esse abandono demonstra que o governo não tem intenção de ceder nem mesmo migalhas e planeja impor austeridade a todo custo.
A única linguagem que o governo entende é a do equilíbrio de poder e a ampliação das mobilizações. Em 2006, estudantes do ensino médio e universitários mobilizados venceram sua causa ao derrotar a proposta do Primeiro Contrato de Trabalho (CCT) que Chirac queria impor, construindo mobilizações maiores e forjando laços com outros setores. A luta pela vitória não se vence nos salões luxuosos do gabinete do Primeiro-Ministro. O atual movimento estudantil do ensino médio, ao qual se juntaram os universitários, tem poder mais do que suficiente para forçar o governo a recuar, desde que se inspire nas ferramentas que levaram ao sucesso de lutas passadas: auto-organização e expansão para o movimento sindical. De fato, se quisermos obter a revogação do Parcoursup, uma das primeiras grandes reformas de Emmanuel Macron em 2018, que responde à necessidade urgente das classes dominantes de excluir crianças da classe trabalhadora da universidade e de desmantelar o ensino superior para torná-lo uma ferramenta a serviço da burguesia e da militarização, será necessária uma luta de poder em larga escala, o que implica consolidar as mobilizações populares e equipar o movimento com ferramentas para se coordenar e se expandir.
Coordenar ações para resolver os bloqueios e ampliar a mobilização.
Enquanto o governo busca interlocutores para tentar canalizar a mobilização, o movimento precisa estabelecer órgãos de discussão e deliberação para organizar seus próximos passos. Assembleias gerais em cada escola e estruturas interescolares são, nessa perspectiva, essenciais para a continuidade da mobilização. Historicamente, o movimento estudantil do ensino médio e universitário desenvolveu poderosos órgãos de coordenação, que seriam mais do que úteis no contexto atual. A auto-organização é fundamental para que os estudantes mobilizados do ensino médio e universitário tenham controle sobre suas próprias lutas, escolhendo democraticamente as reivindicações e os próximos passos da mobilização. Enquanto a entidade intersindical da juventude, sem consultar as escolas mobilizadas, busca negociar com um governo que as atropela, o movimento precisa de seus próprios órgãos para representá-lo e discutir reivindicações claras. Em assembleias e bloqueios, os estudantes do ensino médio são claros: exigem o fim do Parcoursup, uma contratação em massa de professores, auxiliares de ensino e outros funcionários da educação. Existe também um desejo generalizado de contestar as exigências e proibições autoritárias das escolas, bem como a natureza racista e pró-empresarial dessas diretrizes, como exemplificado pela denúncia do uso de véus islâmicos nas escolas e pela lei racista “Bem-vindo à França”.
Além disso, para combater a repressão sangrenta do governo, as assembleias gerais permitem que os estudantes expressem suas necessidades de apoio nos diversos bloqueios. Por exemplo, em Le Havre, uma assembleia que reuniu delegações de cerca de quinze escolas secundárias facilitou a coordenação da solidariedade nos bloqueios. Essa organização lembra a forma como a Coordenação RATP-SNCF, que uniu grevistas de ambas as empresas em 2019, possibilitou a implementação de “piquetes rotativos” para reunir recursos . Os trabalhadores se encontravam alternadamente nos diferentes locais de trabalho bloqueados para impedir a retomada do trabalho imposta pelos fura-greves e pela administração. Dessa forma, evitaram que a mobilização fosse prejudicada durante as festas de Natal. Esse é um método do qual os estudantes do ensino médio podem se inspirar para se apoiarem mutuamente em seus bloqueios, respondendo à repressão com uma demonstração de força.
Por fim, os órgãos coordenadores estudantis e de ensino médio têm desempenhado historicamente um papel fundamental na construção de pontes com o mundo do trabalho. Em 2016, durante a luta contra a lei trabalhista, foram os órgãos coordenadores estudantis e de ensino médio em âmbito nacional que pressionaram a direção sindical a convocar um dia de ação conjunta. E essa conexão com os trabalhadores é essencial no momento atual. O dia 17 de outubro pode ser uma data concreta para unir forças na indignação contra o alto custo de vida e a inflação.
Enquanto alunas do ensino médio enfrentam a repressão há várias semanas, e estudantes universitários e funcionários da educação se juntaram a elas nos últimos dias, a aliança intersindical convocou uma mobilização para o dia 5 de novembro . Essa é uma perspectiva escandalosa, extremamente distante, concebida para contornar a mobilização de 17 de outubro, que buscava a convergência de reivindicações.
Essa decisão prejudica o movimento. Mais uma vez, a liderança sindical busca dividir e disciplinar os protestos. No entanto, muitos setores de trabalhadores, cujos filhos estão sendo reprimidos pelo governo, expressam o desejo de demonstrar solidariedade ao movimento. Essa solidariedade se materializou nas inúmeras correntes humanas formadas para proteger os bloqueios. Depois dos funcionários da educação da Escola Secundária Paul Éluard e dos trabalhadores da refinaria de Le Havre, foram os ferroviários que organizaram a solidariedade durante a manifestação parisiense de 6 de outubro.
Nesse sentido, após uma semana bem-sucedida de protestos, o movimento estudantil do ensino médio e universitário deve agora concentrar-se na construção de uma “semana vermelha”, uma semana de ação em conjunto com o mundo do trabalho, que, por meio de seu poder de impacto e sua capacidade de desestabilizar a economia, poderá fortalecer o equilíbrio de poder. Essa aliança é necessária para alcançar suas reivindicações e forçar Macron a recuar. Com bloqueios de escolas de ensino médio e universidades, e manifestações, essa semana deve ser estruturada em torno da auto-organização, reunindo delegações democraticamente eleitas de todas as universidades e escolas de ensino médio mobilizadas, para consolidar o movimento e seus laços com a classe trabalhadora.
Essas estruturas também devem permitir a reflexão sobre as reivindicações do movimento. Em Paris, na Praça da República, na noite de quarta-feira, 7 de outubro, mais de mil estudantes votaram pela construção dessa “semana vermelha” e pela necessidade de continuar a luta até que o sistema Parcoursup seja abolido e recursos adequados sejam garantidos para seus estudos. As reivindicações do movimento estudantil do ensino médio exigem recursos colossais, que devemos obter através do equilíbrio de poder nos bolsos dos empregadores.
A capacidade de auto-organização do movimento desempenhará um papel fundamental na mobilização. Há uma oportunidade histórica a ser aproveitada para nos vingarmos de Macron. A plataforma Parcoursup, implementada há oito anos, inaugurou uma série de reformas antissociais que agravaram as condições de vida dos jovens. O movimento atual é uma oportunidade para desmantelar esses planos e lutar pelo futuro que merecemos. Um futuro onde os jovens não passem a vida trabalhando para sobreviver, mas onde a economia seja controlada pela maioria, onde uma renda estudantil financiada por empregadores nos permita estudar nas áreas de nossa escolha sem medo de encontrar trabalho depois. Um mundo onde os jovens deixem de se preocupar com o futuro e com a crise climática, e, em vez disso, retomem o poder das mãos dos patrões, reorganizem a economia de acordo com as necessidades do meio ambiente e vislumbrem a construção de uma sociedade diferente, livre da exploração, da opressão e da violência que o sistema capitalista inflige às nossas vidas.
Com RP