O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participará nesta quarta-feira (6) de uma reunião com os líderes do G7, que ocorrerá através de videoconferência.
A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que será o anfitrião da cúpula.
Horas mais tarde, o governo do país asiático revelou que o mandatário ucraniano participará da primeira parte da reunião.
O encontro será para “discutir questões importantes para a comunidade internacional, como a situação na Ucrânia e no Oriente Médio”, revelou o porta-voz do governo japonês, Hirozaku Matsuno.
A cúpula, segundo as autoridades de Tóquio, também terá uma troca de opiniões sobre a utilização da inteligência artificial.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que a Rússia vai “observar atentamente” a reunião entre os líderes do G7 “O importante para nós é atingir os nossos objetivos. Claro, é preferível atingir estas metas por meios políticos e diplomáticos, mas quando o Ocidente e os ucranianos rejeitam tais métodos, então o ‘a operação militar especial’ continua”, comentou.
Itália
A ministra das Deficiências da Itália, Alessandra Locatelli, afirmou que o país europeu sediará a primeira reunião de nível ministerial sobre deficiência e inclusão sob a presidência do G7 em 2024.
“A Itália promoverá pela primeira vez no mundo o G7 da Inclusão e Deficiência. Será realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro na Úmbria”, revelou a chefe da pasta.