A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reunirá com o ex-premiê Giuseppe Conte, líder do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), e outros partidos da oposição para discutir propostas de reformas constitucionais na próxima terça-feira (9).
A informação foi divulgada nesta segunda (8) por fontes do governo, que disseram que Meloni deve propor um sistema semipresidencial ao estilo francês.
O encontro com a delegação do M5S está marcada para às 12h30 (horário local) na Câmara dos Deputados. Na sequência ela receberá outras legendas, como Ação, Itália Viva, +Europa e o Partido Democrático (PD).
A premiê italiana planeja chegar a um acordo com a oposição sobre algumas mudanças, como a eleição direta do presidente da República.
Hoje, Meloni participou de um ato eleitoral em Ancona e prometeu reformas constitucionais que garantam a estabilidade e a governabilidade da Itália.
“Amanhã convocamos a oposição para falar de reformas constitucionais. Dizem que não é uma prioridade. Não. Acho que é para dizer ‘basta’ a governos construídos em um laboratório dentro do Palácio, mas ligando quem governa ao consenso popular e dá estabilidade a esta nação”, declarou.
Durante o discurso, a chefe de Governo reforçou ainda sua “firme determinação de ir até o fim do jogo das reformas constitucionais”, alertando a oposição que não aceitará “atitudes dilatórias” e que pode avançar sozinha se necessário.
“Chega de legislaturas reféns daqueles que trocam de paletó. Quero uma reforma amplamente apoiada, mas vou fazer porque recebi um mandato dos italianos e vou manter esse mandato”.