Clientes que possuem dívidas em atraso com a Caixa, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, têm a oportunidade de negociar seus débitos com ótimas condições. O banco público está no Desenrola Brasil, do governo federal, que busca reduzir o endividamento da população.
As informações sobre o processo de negociação podem ser consultadas no site caixa.gov.br/desenrola. Lá é possível tirar dúvidas sobre como negociar, as vantagens, regras, condições e acessar o portal de negociação.
Para negociar suas dívidas no Desenrola, é necessário ter cadastro nível prata ou ouro no gov.br.
Passo a passo de como fazer o cadastro
Ao criar a conta no Gov.br, o cliente terá inicialmente um perfil “bronze”.
Para negociar dívidas, o interessado deve clicar em “aumentar nível” para migrar, gratuitamente, para os perfis prata ou ouro – os únicos que permitem negociação de débitos.
Para chegar ao nível prata, é preciso fazer a biometria facial utilizando a Carteira de Motorista (CNH), ser servidor público federal ou fazer o login por um banco credenciado. Lembre-se: o número do seu telefone deve estar cadastrado no seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso.
Já a migração para a conta ouro exige reconhecimento facial pelo aplicativo, para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral ou validação a partir de QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Após tornar seu cadastro prata ou ouro, o interessado estará apto a negociar suas dívidas com a Caixa: basta conferir a lista na plataforma online do Desenrola e escolher as condições de pagamento disponíveis. Caso suas dívidas com a Caixa não estejam na lista, acesse o site caixa.gov.br/desenrola para encontrar outras possibilidades de negociação. E cuidado com os golpes. Não aceite ajuda de desconhecidos e não acesse sites que oferecem negociação em nome da Caixa.
Aprenda a controlar melhor suas finanças
O Desenrola é uma oportunidade para negociar dívidas, limpar seu nome e reorganizar a sua vida financeira. O site da Caixa traz uma sessão com dicas de educação financeira que podem te ajudar nessa tarefa.
Edição: Rodrigo Chagas