Política

13/10/2021 as 11:31

ONG denuncia Bolsonaro em Haia por devastação da Amazônia

Entidade diz que ações do governo podem causar 180 mil mortes

Agência: Ansa
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Ag. Brasil / https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/no<?php echo $paginatitulo ?>

Uma ONG austríaca entrou com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, por causa da devastação da Amazônia.

De acordo com a ação movida pela entidade AllRise, o governo Bolsonaro conduz ataques "sistemáticos" contra a maior floresta tropical do planeta.

"O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está destruindo a Amazônia. Suas ações ameaçam todos nós. Hoje, o planeta está lutando de volta. Estamos apresentando denúncias contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional. Juntos, vamos responsabilizá-lo", disse a ONG austríaca no Twitter.

A entidade usa como argumento o aumento do desmatamento e dos incêndios na Amazônia durante a gestão Bolsonaro, que, por consequência, turbinam as emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil.

"O crescimento das emissões ligadas ao desmatamento durante a gestão Bolsonaro responde por aproximadamente 1% das emissões globais de gases do efeito estufa todos os anos, quase a mesma coisa que o total de emissões do Reino Unido", diz a denúncia.

"Baseado em uma recente estimativa de mortes relacionadas ao aqueciment