Grupo inclui 30 menores sozinhos, 23 mulheres e 3 recém-nascidos
O navio Ocean Viking, operado pela ONG francesa SOS Méditerranée, resgatou na madrugada desta terça-feira (27) 113 migrantes de um bote inflável que navegava no Mar Mediterrâneo central, na costa do norte da África.
O grupo inclui três bebês recém-nascidos – o mais novo deles com apenas três semanas de vida -, 23 mulheres, algumas delas grávidas, e 30 menores desacompanhados.
É provável que, nas próximas horas, a tripulação do Ocean Viking peça a designação de um porto seguro pelas autoridades da Itália ou Malta, países europeus banhados pelo Mediterrâneo Central.
As ONGs que operam na região não consideram a Líbia, em cujo litoral acontece a maioria dos resgates, um local seguro para levar migrantes e refugiados, uma vez que o país é palco de conflitos entre milícias há mais de uma década.
Em novembro, o Ocean Viking foi obrigado a navegar até a França, a mais de mil quilômetros de distância, com 234 náufragos a bordo devido à recusa da Itália em abrir seus portos para o navio, o que gerou uma crise diplomática entre os dois países.