Mundo

02/08/2022 as 10:20

Ucrânia acusa Rússia de planejar show de rock na Azovstal

Siderúrgica se tornou um símbolo da resistência ucraniana

Agência: Ansa
Foto: EPA / Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2022/08/<?php echo $paginatitulo ?>

A Ucrânia denunciou nesta terça-feira (2) que os russos planejam organizar um show de rock na siderúrgica Azovstal, palco de sangrentos combates durante o assédio a Mariupol.

"Os ocupantes russos planejam realizar um show de rock na siderúrgica Azovstal, onde centenas de combatentes ucranianos morreram para defender a cidade de Mariupol. Eles continuam batendo recordes em seu cinismo", revelou a prefeitura através de uma mensagem no Telegram.

O conselho do município ucraniano também destacou que os russos "estão tentando distrair os moradores de problemas reais com eventos e diversões".

"Eles não fornecem água ou aquecimento normais, mas realizam shows em uma cidade onde centenas de cadáveres ainda estão sob os escombros", concluiu a nota.

O ministro russo da Defesa, Segui Shoigu, anunciou em maio que a operação na siderúrgica Azovstal havia sido concluída, afirmando que o local "estava totalmente" sob o controle das forças de Moscou.

O complexo era o último reduto em Mariupol ocupada pelos russos e se tornou um símbolo da resistência ucraniana sob o bombardeio de Moscou.