Mundo

31/07/2022 as 10:04

Primeiro navio com grãos da Ucrânia deve partir nesta segunda

Porta-voz do governo turco deu declaração à mídia

Agência: Ansa
Foto: Ansa / /07/31/primeiro-navio-com-graos-da-ucrania-deve-partir-nesta-segunda_1ebd408b<?php echo $paginatitulo ?>

O primeiro navio com grãos ucranianos para exportação deve partir dos portos do país nesta segunda-feira (1º), informou o porta-voz da presidência da Turquia, Ibrahim Kalin, à emissora turca "Kanal 7".

Segundo Kalin, o centro de coordenação conjunto montado em Istambul para monitorar a saída dos cereais bloqueados nos portos completará "muito rapidamente" seus trabalhos finais sobre as rotas de exportação e será liberado o início do envio dos produtos.

A previsão é que esse primeiro comboio, que deve chegar às águas internacionais da Turquia no dia 3 de agosto, siga em direção à Somália em viagem que pode durar até um mês e meio.

Além da inspeção na Ucrânia, todas as embarcações passarão por uma nova checagem nos portos turcos. Aquelas que não fornecerem informações transparentes sobre escalas portuárias e/ou desativarem os sistemas de monitoramento não poderão entrar nas águas turcas.

Ancara, por meio do presidente Recep Tayyip Erdogan, e a Organização das Nações Unidas (ONU) intermediaram as negociações entre Rússia e Ucrânia para liberar a circulação de navios dos portos ucranianos, que estão paralisados desde o início da guerra, em fevereiro.

O acordo foi assinado pelas partes no dia 22 de julho e permitirá a saída de milhões de toneladas de grãos e cereais que estão parados nos portos de Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi.

Conforme a última atualização de Kiev, já são 17 os navios carregados que aguardam a autorização para deixar a Ucrânia.