Mundo

10/05/2022 as 08:23

Sobe para 40 número de mortos em explosão em hotel em Havana

Operações de resgate s feitas no local do incidente

fonte
Foto: EPA / Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2022/05/<?php echo $paginatitulo ?>

O Ministério da Saúde de Cuba confirmou que o número de mortos na explosão no luxuoso Hotel Saratoga, em Havana, subiu para 40.

As operações de resgate no local do incidente continuam firmes desde a última sexta-feira (6). O hotel estava sendo reformado e a explosão pode ter sido provocada por um vazamento de gás.

"Está em um estágio muito perigoso por causa da concentração dos escombros e do perigo de colapso", alertou o chefe do Corpo de Bombeiros, Luis Carlos Guzmán, à televisão estatal.

A agência de notícias cubana "ACN" especificou que ainda possam ter por volta de 12 ou 13 pessoas presas nos escombros do edifício, segundo relatos de pessoas que não possuem notícias dos familiares.

O veículo de comunicação acrescentou que entre os mortos estão 22 homens, 18 mulheres, quatro menores de idade, uma grávida e uma pessoa de nacionalidade espanhola.

O Ministério do Turismo revelou que 51 trabalhadores estavam dentro do hotel no momento da explosão. O local não tinha nenhum hóspede e a reabertura pós-reforma aconteceria nesta semana.

Os primeiros andares do Hotel Saratoga foram totalmente destruídos pela explosão, que arrancou grandes partes da fachada, estourou janelas e destruiu os carros estacionados do lado de fora do local.

O luxuoso hotel é muito conhecido por ter hospedado celebridades como Madonna, Beyoncé, Mick Jagger e Rihanna.