Mundo

11/01/2022 as 13:07

Velório de presidente do Parlamento da UE será em 13/1

Já o funeral está previsto para o dia seguinte

Agência: Ansa
Foto: EPA / Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2022/01/<?php echo $paginatitulo ?>

O velório do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, será realizado na próxima quinta-feira (13), na sede da Prefeitura de Roma.

Segundo o porta-voz de Sassoli, Roberto Cuillo, a despedida do político e jornalista acontecerá das 10h às 18h (horário local).

Já o funeral está previsto para sexta-feira (14), ao meio-dia, na igreja de Santa Maria degli Angeli, também na capital italiana.

Sassoli tinha 65 anos e estava internado desde 26 de dezembro em um hospital oncológico de Aviano, que diz que a morte foi provocada por uma "grave complicação devida a uma disfunção no sistema imunológico".

Antes de construir carreira política nas instituições europeias, Sassoli também foi jornalista por mais de duas décadas e apresentou o principal telejornal da Itália, o TG1, da Rai, entre 2000 e 2009, quando se candidatou ao Parlamento da UE.

Em 2019, após 10 anos como eurodeputado, o socialista italiano foi eleito presidente do Legislativo do bloco, e seu mandato no cargo estava previsto para terminar neste mês.