Mundo

06/12/2021 as 16:04

'Estou sempre disposto a ir a Moscou', diz Papa

Francisco acaba de voltar de dois países de maioria ortodoxa

Agência: Ansa
Foto: Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional/2021/12/06/est<?php echo $paginatitulo ?>

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (6) que está "sempre disposto" a viajar para Moscou, capital da Rússia, país que ele ainda não visitou em quase nove anos de pontificado.

A declaração foi dada no avião durante o voo de retorno entre Atenas e Roma, após uma viagem por Chipre e Grécia, duas nações de maioria ortodoxa, assim como a Rússia.

"Estou sempre disposto a ir a Moscou. Não existem protocolos para dialogar com um irmão", disse Francisco, em referência ao primaz da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo.

Segundo o líder católico, um bispo ortodoxo russo, o metropolita Hilarion Alfeyev, deve ir ao Vaticano na semana que vem para discutir um possível encontro com Cirilo.

O Papa já se reuniu em sua viagem por Chipre e Grécia com os chefes das igrejas ortodoxas dos dois países, Chrysostomos II e Jerônimo II, respectivamente, em mais uma de suas tentativas de reaproximar as diferentes confissões cristãs.

"Somos irmãos, dizemos as coisas na cara. É belo ver irmãos brigar porque eles pertencem à mesma mãe, à mãe Igreja. A história nos dividiu, mas devemos caminhar juntos, devemos trabalhar em união e pela união", afirmou Jorge Bergoglio nesta segunda-feira.