Mundo

17/05/2021 as 12:45

UE suspende aumento de taxas contra produtos dos EUA

Medida estava planejada como resposta às políticas de Trump

Agência: Ansa
Foto: EPA / Ansa / ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/internacional<?php echo $paginatitulo ?>

A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (17) que não vai aumentar as taxas para produtos norte-americanos, em medida que estava prevista para ocorrer em 1º de junho, enquanto as negociações com os Estados Unidos continuam.

Entre os produtos sobretaxados por Washington estavam metais, como o aço, e segundo o bloco europeu, os dois lados estão tentando encontrar uma solução compartilhada sobre o problema do aço em escala global.

Em 2018, o ex-presidente Donald Trump anunciou um aumento nos impostos do aço e do alumínio vindos da Europa e da Ásia.

Atualmente, as tarifas são de 25% para o primeiro e de 10% no segundo. Por sua vez, a UE reagiu aumentando em até 25% as taxas sobre diversos produtos, desde roupas, a motocicletas e Bourbon. A partir de junho, esse imposto deveria dobrar.

Segundo nota divulgada, ficou acertado que os impostos atuais serão mantidos, porém não elevados, ao menos, por seis meses.

"Nós convencionamos que, além dos Estados Unidos e dos Estados-membros da UE serem aliados e parceiros, compartilhamos interesses de segurança nacional similares aos das economias democráticas e de mercado e podemos colaborar para promover padrões elevados para enfrentar as preocupações compartilhadas e responsabilizar países como a China, que apoiam políticas distorcidas de comércio", diz a nota.

Participaram do encontro o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, a representante para o Comércio dos EUA, Katherine ai, e a secretária do Comércio norte-americano, Gina Raimondo.