Morreu o sociólogo italiano Domenico De Masi, autor de “O ócio criativo”, de 1995, e outros livros sobre economia, trabalho e mundo contemporâneo. Sua morte foi informada neste sábado (9). A causa não foi divulgada.
De Masi tinha 85 anos e em agosto deste ano, segundo a imprensa italiana, descobriu que estava doente. De Masi foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma e chegou a ser reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.
:: Artigo | “Você tem fome e sede de quê?”, gritam os excluídos ::
Intelectual respeitado em todo o mundo, De Masi defendeu em suas obras que o ócio era algo positivo e necessário à criatividade humana. O sociólogo influenciou a criação da renda básica de cidadania na Itália, em 2019, e foi um dos grandes pensadores do partido Movimento 5 Estrelas.
O italiano tinha fortes laços com o Brasil e em 2010, chegou a ser nomeado cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro.
:: O que está por trás do encontro de última hora entre Lula e a primeira-ministra da Itália ::
De Masi nasceu em Rotello, em 1938. Escreveu mais de dez livros publicados no Brasil. Em junho, ele encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Roma. Antes disso, em abril de 2019, havia visitado Lula na prisão, em Curitiba.
:: “Mesmo preso, Lula continua sendo uma liderança no mundo”, diz sociólogo italiano ::
Lula lamentou a morte de De Masi em postagem nas redes sociais. “Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário”, escreveu o presidente.
Edição: José Eduardo Bernardes