Morreu neste sábado (18), aos 82 anos, o ex-atacante e ex-treinador italiano Ilario Castagner, que colecionou passagens por clubes como Lazio, Milan, Inter de Milão e Perugia.
O falecimento foi anunciado pelo filho do ex-técnico, Federico Castagner, com uma mensagem no Facebook. “Hoje foi embora o sorriso mais belo do futebol italiano”, disse.
Após uma carreira discreta como jogador, Castagner estreou como técnico no futebol profissional no comando do Perugia, em 1974, levando o time ao título da Série B no ano seguinte.
Além disso, na temporada de 1978/79, tornou-se o primeiro treinador na história do futebol italiano a terminar uma edição da Série A invicto. Na ocasião, o “Perugia dos milagres” foi vice-campeão nacional, terminando a apenas três pontos do Milan, com 11 vitórias e 19 empates em 30 jogos.
Nos anos seguintes, Castagner passou por Lazio, Milan (levando o clube rossonero ao título da Série B em 1982/83), Inter, Ascoli, Pescara e Pisa, até retornar ao Perugia, em 1993. Sua última passagem pelo time foi entre 1998 e 1999, também seu último trabalho como treinador.