A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, aceitou o convite da Itália para participar de uma reunião ministerial do G7 em Venaria Reale, nos arredores de Turim, entre 28 e 30 de abril.
O Brasil foi convocado para a cúpula de ministros da Energia e do Meio Ambiente enquanto presidente do G20 em 2024, ano em que Roma exerce o comando do grupo de sete potências.
“A princípio, está confirmado” que Marina irá à Itália, disse o Ministério do Meio Ambiente brasileiro ao ser questionado pela ANSA sobre a presença da ministra, eleita nesta semana como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ainda “está avaliando a viabilidade de agenda para participação neste importante evento”, segundo a pasta.
O encontro do fim de abril discutirá temas como energias renováveis, biocombustíveis, segurança energética e políticas de adaptação à crise climática nos países em desenvolvimento.
A Itália também convidou para o G7 do Meio Ambiente os Emirados Árabes Unidos e o Azerbaijão, presidentes da COP28 e da COP29, respectivamente, a Arábia Saudita, a Mauritânia, mandatária pro tempore da União Africana, o Quênia, a Argélia e o Banco Africano de Desenvolvimento.