Em pronunciamento conjunto após reunião em São Sebastião, no litoral de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciaram medidas para a região afetada pelas fortes chuvas do último final de semana.
Lula enalteceu a colaboração entre as três esferas de poder – União, governo estadual e municipal – para superar a tragédia. “Nós estamos juntos, acabou a eleição. Ele tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, ele a cidade de São Sebastião e eu de governar o país. Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor, é por isso que precisamos estar juntos, para compartilhar as coisas boas e ruins. Juntos, seremos mais fortes e São Sebastião será recuperada.”
“Um governador, um presidente e um prefeito, sentados numa mesa, com um microfone, em função de uma coisa comum, que atinge todos nós. É uma demonstração de que é possível exercemos nossa função na democracia, mesmo quando pensamos ideologicamente diferente, o bem comum do povo é mais importante que nossas divergências”, completou Lula.
Freitas aproveitou o encontro para anunciar a transferência da sede do governo para o município. “Estamos aqui em São Sebastião hoje o dia todo e também ficaremos o tempo que for necessário. Transferi meu gabinete ao litoral norte para tomarmos todas as providências. Nossa ideia é atuar em colaboração com a prefeitura, estendendo a mão e acompanhando o trabalho aqui de perto e pessoalmente.”
Lula se comprometeu com a recuperação da principal via de acesso à cidade, que foi invadida por lama e está com diversos trechos interditados. “Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura”, disse.
Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo, em publicação no Diário Oficial, declarou três dias de luto oficial, “em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas.”