A capital da Ucrânia, Kiev, voltou a sofrer um grande ataque russo entre a noite deste domingo (7) e a madrugada desta segunda-feira (8),informam as autoridades locais. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas e prédios residenciais foram danificados.
“Graças às nossas forças de defesa, todos os 36 drones lançados foram abatidos.
Esse é o ataque mais maciço contra a nossa cidade desde o início da guerra. Ao menos ninguém está em perigo de vida”, disse o prefeito da capital, Vitaly Klitschko, ao portal Unian.
O líder municipal ainda ressaltou que os restos de um drone caíram no bairro de Sviatoshyn, deixando dois feridos, além de ter pessoas machucadas em Solomyansky e Svyatoshynskyi.
Segundo o Estado-Maior das Forças Armadas, foram usados os drones Shahed, de fabricação iraniana, no ataque contra Kiev. A instituição, porém, diz que foram 35 equipamentos kamikazes abatidos.
O Ministério da Defesa também se manifestou e afirmou que, além da região de Kiev, outras nova foram atingidas pelos ataques dessa noite. Ao todo, 127 locais residenciais e 139 infraestruturas civis e militares foram afetadas, com três mortes e 28 feridos.
Sobre Kiev, a pasta informou que os ataques duraram quatro horas consecutivas, mas que nenhum equipamento atingiu seu objetivo final na capital ucraniana.