O ex-ministro da Economia da Itália Daniele Franco é um dos principais candidatos à presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI), e deverá concorrer principalmente com a vice-presidente do Poder Executivo da União Europeia, a dinamarquesa Margrethe Vestager; e com a vice-premiê espanhola, Nadia Calvino.
A campanha para o comando do braço financeiro da UE começará oficialmente na próxima sexta-feira (18), quando acaba o período para as indicações oficiais dos países.
A escolhida do governo de Copenhagen era considerada a favorita há semanas, mas sua candidatura perdeu força graças a um desacordo com a França.
A campanha da Espanha também ficou prejudicada pela situação política do governo Pedro Sánchez após as últimas eleições, que precisará avaliar se é possível prescindir de Nadia Calvino.
Daniele Franco, que comandou a pasta econômica da Itália no governo do ex-premiê Mario Draghi, também enfrenta dificuldades para obter o apoio francês, mas ainda lidera a corrida graças ao seu perfil considerado altamente técnico.
A vitória é considerada importante para o governo italiano, que não lidera o BEI desde 1959.
O próximo chefe do banco será escolhido pela UE por maioria qualificada, com voto duplo dos 18 países-membros que representam 68% do capital da instituição financeira.