O diretor da Unidade de Operações de Cirurgia de Mama do Instituto Europeu de Oncologia, Paolo Veronesi, afirmou durante um evento do setor na Universidade Federico II que a Itália tem o melhor tipo de tratamento contra o tumor no seio em toda a União Europeia.
“O nosso país é aquele na Europa, e talvez no mundo, que melhor trata e melhor se cura do câncer de mama graças ao nosso Sistema Sanitário Nacional e a instituição Breast Unit, que são os únicos locais nos quais se pode cuidar dos tumores das mamas porque todos conversam internamente. A abordagem multidisciplinar é a que dá os melhores resultados em termos de recuperação”, afirmou aos presentes.
Veronesi, um dos maiores especialistas mundias na área, ainda ressaltou que, nos últimos 20 anos, a cirurgia de mama deu enormes passos adiante e hoje tem uma operação “sempre mais conservadora e respeitosa” para a imagem das mulheres.
“Andamos para frente para radioterapias sempre mais limitadas no tempo e mais concentradas, com menos efeitos colaterais e, sobretudo, a grande inovação foi nos tratamentos médicos sempre mais focados”, ressaltou dizendo diversos tipos de ações tomadas hoje em dia.
Durante a apresentação, foram apresentados dados que mostram o quanto o avanço da tecnologia ajudou as mulheres com a doença sendo que, atualmente, cerca de 90% delas são curadas em até cinco anos.
No entanto, houve um alerta sobre o aumento de incidência do câncer.