Anúncio foi feito por ministro do governo de Giorgia Meloni
O governo italiano confirmou nesta quarta-feira (28) que conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas para 2022 pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), o qual o país é o maior beneficiário do fundo em números absolutos.
“As 55 metas definidas no PNRR para o segundo semestre de 2022 foram alcançadas. Este resultado é fruto de um importante trabalho de equipe que também foi estabelecido com base em um diálogo politicamente construtivo com a Comissão Europeia”, anunciou o ministro dos Assuntos Europeus e Políticas de Coesão, Raffaele Fitto, em comunicado.
O ministro italiano destacou ainda que metade dos objetivos foram cumpridos nos últimos dois meses, desde que a extrema direita assumir o poder na Itália.
“Na data em que o governo tomou posse, dos 55 objetivos que tinham de ser alcançados até 31 de dezembro de 2022, 25 tinham sido alcançados. Agora, todos os 55 objetivos foram alcançados”, explica ele.
Entre as metas atingidas estão a criação de uma agência de segurança cibernética, reforma dos serviços públicos locais, reforma educacional e mudanças no sistema fiscal.
De acordo com Fitto, “para ter sucesso foi crucial restaurar a centralidade da Sala de Controle, um lugar de coordenação e impulso, como desejou a primeira-ministra Giorgia Meloni”.
“Gostaria de agradecer a colaboração de todos os ministros, regiões e prefeitos locais e espero que a mesma sinergia sirva de suporte para a realização dos próximos objetivos”, concluiu.
Ao todo, a Itália receberá 191,5 bilhões de euros da UE até 2026 e usará esse dinheiro para financiar 190 projetos, incluindo 132 investimentos e 58 reformas estruturais. O PNRR italiano ainda inclui 30,6 bilhões de euros em recursos próprios, totalizando 222,1 bilhões de euros.