O Genoa, eneacampeão italiano e que voltou para a Série A na temporada passada, apresentará pela primeira vez uma gravação original de uma turnê feita pelo clube na América do Sul em 1923.
A equipe rossoblù disponibilizará as inéditas filmagens ao público a partir deste sábado (24), quando uma exposição sobre o tour do Genoa no continente sul-americano será inaugurada no museu do time italiano.
Em 1923, o Genoa havia acabado de vencer seu oitavo Scudetto e era a grande potência do futebol do país. O sucesso do rossoblù atravessou continentes, tanto que o clube foi convidado para disputar jogos amistosos na Argentina e no Uruguai.
Na época, os dois países tinham a presença massiva de imigrantes italianos, principalmente de genoveses e lígures.
Após permanecer um século guardado, o vídeo ressurgiu em Ponte in Valtellina, na região da Lombardia, graças a Sara Tentori, que manteve as gravações por décadas depois de herdá-las de seu avô.
“É um prazer ter participado desta iniciativa porque demonstra como um evento esportivo mexe com tantos aspectos e consolida vínculos importantes entre um território e outro”, disse Alessandra Bianchi, secretária de Esporte de Gênova.
O Genoa, campeão italiano invicto em 1922/23, era treinado pelo britânico William Garbutt e tinha como principal estrela o atacante Edoardo Catto.
O rossoblù, que ficou na América do Sul entre os meses de agosto e setembro, disputou quatro amistosos, entre eles contra as seleções do Uruguai e da Argentina.