O Starship, maior foguete já construído pela humanidade, explodiu pouco depois da decolagem para seu primeiro voo de teste, realizado no Texas, Estados Unidos, nesta quinta-feira (20).
O veículo foi criado pela SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, e mira o retorno de astronautas à Lua após mais de 50 anos e a exploração do Espaço profundo, incluindo o planeta Marte.
O Starship havia decolado às 10h33 (horário de Brasília) da base de lançamento da SpaceX em Boca Chica, no Texas, para um voo com duração prevista de 1h30 na órbita da Terra.
A cápsula deveria se separar do primeiro estágio do foguete Super Heavy após três minutos de voo, porém o veículo acabou explodindo.
“Como se um voo teste não fosse suficientemente empolgante, o Starship teve uma rápida e não programada desmontagem antes da separação”, escreveu a empresa de Musk no Twitter.
“As equipes continuarão revisando os dados e trabalhando para nosso próximo voo de teste”, acrescentou a SpaceX, ressaltando que o incidente desta quinta ajudará a “melhorar a confiabilidade do Starship”, enquanto a empresa tenta fazer da vida algo “multiplanetário”.
A causa da explosão ainda não foi divulgada.