Movimentos populares, sindicatos e partidos de esquerda estão convocando para a próxima quinta-feira (29) um novo ato contra a tarifa do transporte público, em São Paulo. A manifestação será às 17h, em frente ao Theatro Municipal. A mobilização acontece no mês em que se completam dez anos das chamadas “Jornadas de Junho”, em que o Movimento Passe Livre organizou manifestações contra o aumento da passagem.
Pesquisador em mobilidade e coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, Daniel Santin participou do programa Central do Brasil desta terça-feira (27) e analisou o legado dos protestos de 2013 para a difusão da proposta da tarifa zero no Brasil, as cidades que já adotaram o modelo e os principais obstáculos enfrentados para garantir um transporte público de qualidade no país.
Para o pesquisador, “os modelos baseados em catracas não se sustentam mais”. “O efeito mais direto que nós temos, quando é aplicada a tarifa zero, é o aumento do uso do transporte público, o que é essencial se a gente quer cidades mais eficientes em todos os campos. Eu estou falando de justiça social, ambiental e mobilidade”, explicou.
Leia também: Tarifa zero em Maricá: ônibus “vermelhinhos” poupam 20% da renda das famílias
“É muito crítico o tanto de dinheiro, recurso e tempo de vida que a gente perde com os congestionamentos formados na cidade. O tanto de poluição que isso gera e isso precisa ser enfrentado”, completou.
Santin apresentou alguns dados sobre as conquistas do movimento pela gratuidade do transporte ao longo desses 10 anos, como a inclusão do direito ao transporte na Constituição Federal e a adesão de mais de 70 cidades à tarifa zero.
“A gente tá caminhando para uma transformação que é muito chave. Tem cada vez mais cidades adotando tarifa zero. Nos últimos anos, o número quase que dobrou”, comemorou.
A entrevista completa você pode conferir na edição desta terça-feira (27) do programa Central do Brasil.
E tem mais!
Dança de rua em Cuba
Conheça o DatWay, um grupo de Cuba que vem fazendo sucesso na internet com vídeos de street dance.
Família Biden na mira da Justiça
Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, fez um acordo com a justiça para se livrar de duas investigações envolvendo sonegação de impostos e porte ilegal de arma. O episódio é o mais recente nas batalhas judiciais que podem interferir na eleição presidencial do ano que vem.
O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e emissoras parceiras espalhadas pelo país.
Edição: Nicolau Soares