Esportes

02/08/2022 as 20:33

Incêndio atinge casa de Alessandro Zanardi na Itália

Paratleta pode ser transferido para outro lugar

Agência: Ansa
Foto: Ansa / https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/esportes/2022/08/02/incendio<?php echo $paginatitulo ?>

Um incêndio atingiu nesta terça-feira (2) a casa do ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico Alessandro Zanardi em Noventa Padovana, no norte da Itália.

Segundo as primeiras informações dos bombeiros, as chamas começaram em painéis fotovoltaicos e já foram contidas. No momento, estão sendo avaliados possíveis danos no maquinário usado por Zanardi, que luta há mais de dois anos para se recuperar de um acidente em uma prova de paraciclismo. Não está descartada a hipótese de transferir o esportista de 55 anos.

 

Zanardi se acidentou em 19 de junho de 2020, quando perdeu o controle de sua bicicleta adaptada e bateu contra um caminhão que subia no sentido oposto.

Desde então, o italiano já passou por diversas cirurgias no rosto e na cabeça e segue em reabilitação, mas a família não dá detalhes sobre sua condição atual.

História

Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, Zanardi foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e correu em cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.

Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.

Porém foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata.

Quatro anos depois, o italiano conquistou mais três medalhas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, novamente duas de ouro e uma de prata.