Esportes

22/09/2021 as 08:42

Morre Romano Fogli, herói do último Scudetto do Bologna

Ex-meio-campista de 83 anos lutava contra uma grave doença

Agência: Ansa
Foto: Divulgação/Bologna/Ansa/https://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/esportes/20<?php echo $paginatitulo ?>

O ex-meio-campista Romano Fogli, um dos heróis do último Scudetto conquistado pelo Bologna, morreu nesta terça-feira (21), aos 83 anos de idade. Ele lutava havia anos contra uma grave doença.

Conhecido pela sua inteligência tática e grande velocidade, Fogli viveu os melhores momentos da carreira ao longo de sua passagem pelo Bologna. Em quase 350 jogos, anotou 15 gols e faturou o título da temporada 1963/64 da Série A.

Revelado pelo Torino, Fogli também defendeu Catania e Milan, onde venceu a edição de 1968/69 da Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Pela seleção da Itália, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.

Depois de pendurar as chuteiras, Fogli se arriscou na carreira de técnico, mas não obteve o mesmo sucesso de quando era jogador. Seu último trabalho foi entre 1998 e 2000, quando foi auxiliar técnico de Giovanni Trapattoni na Fiorentina.

O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, lamentou a morte de Fogli, assim como o prefeito da cidade de Bolonha, Virginio Merola.

"Em nome da cidade, me associo às condolências pela morte de Romano Fogli, protagonista de uma época inesquecível e um dos carros-chefe do nosso Bologna. Ele foi um grande atleta que também se destacou nacionalmente", escreveu o político.