Acontece nos dias 16 e 17 de março o Encontro Regional das Letras: Mulheres escritoras do Centro-Oeste. O evento, que é gratuito, promove a produção literária feminina da região e comemora o Dia Internacional das Mulheres. As atividades iniciam às 10 horas, na Biblioteca Nacional, localizada na região central de Brasília.
“O Encontro de Escritoras nasceu de uma necessidade de dar maior visibilidade à arte literária produzida por mulheres. O recorte Centro-Oeste serve para mostrar a força da mulher cerratense nas Letras. Apesar da proximidade, temos vozes e escritas diferentes, cada uma com sua história, seu estilo e suas vivências. A ideia do encontro é formar uma colcha de retalhos literários para aquecer nossa luta e nossas mulheridades”, diz Marina Mara, escritora e terapeuta literária que também compõe o evento.
:: Erika Hilton é a primeira pessoa trans a presidir sessão da Câmara dos Deputados ::
Quem for ao encontro terá a oportunidade de conferir exposições, mesas de debates, saraus poéticos e a comercialização de livros das escritoras participantes. Além disso, a escritora Maria Valéria Rezende, que já ganhou quatro prêmios Jabuti, será homenageada como referência em literatura.
A reunião de literatas do Centro-Oeste também será palco para o lançamento da coleção Mulheres Escritoras.
:: Célia Xakriabá se torna primeira liderança indígena a presidir uma comissão no Congresso ::
Marina Mara, relata que o fomento ao livro e leitura na vida dela iniciou na infância com jogos de palavras e rimas junto. Desde a alfabetização, escrevia versos de afeto para a irmã mais velha e para a mãe. “Não tenho lembranças de minha vida sem as letras, as palavras e as rimas. Tínhamos livros em casa, coleções de ciências, Mundo da Criança e Jorge Amado. Meu sonho era ler aqueles livros que os mais velhos liam. O hábito de leitura vem do exemplo e eu sou a prova viva disso”, conta.
O Encontro Regional das Letras: Mulheres escritoras do Centro-Oeste é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) e Biblioteca Nacional de Brasília (BNB).
:: Com ministros e presenças internacionais, MST-RS faz Festa da Colheita do Arroz Agroecológico ::
“Conhecer uma escritora, comprar um livro autografado nos aproxima da humanidade da escritora, transformando seu universo em nosso também. Gosto de passar os olhos e as mãos pelos livros que foram escritos por uma mão que já tocou a minha. Sou muito fã de várias escritoras que estarão no Encontro das Letras e isso para mim é um presente e um reconhecimento”, conclui Marina Mara.
Programação
16/3 (quinta-feira)
Espaço Vitrine (ao longo de todo o dia)
10h – Abertura oficial e boas vindas no Hall de Exposições da BNB
Lançamento da exposição Poema em Cartaz: Mulheres Poetas do Centro-Oeste
Lançamento do Selo da Coleção Escritoras Brasileiras Contemporâneas
Apresentação da pianista Henriqueta Mattos
Sarau Poético com mulheres poetas da Região Centro-Oeste
14h – Homenagem à escritora: Maria Valéria Resende
14h10 – Mesa Temática 1: “A cadeia produtiva do livro: o valor social da leitura e o desenvolvimento da indústria editorial”
Mediação: Clara Arreguy. Participação: Thaise Monteiro (escritora-GO), Marli Walker (escritora-MT), Tania Souza (escritora-MS), Rosangela Rocha (escritora-DF), Iris Borges (distribuidora/editora) e Simone Bastos (bibliotecária)
17h – Encerramento
17/3 (sexta-feira)
9h – Mesa Temática 2: “Produção literária e oral que não chega nas estantes para o acesso democrático”
Mediação: Beth Fernandes. Participação: Pilar BU (escritora-GO), Divanize Carbonieri (escritora-MT), Adrianna Alberti (escritora-MS), Waleska Barbosa e Marina Mara (escritoras-DF), Keyane Dias (distribuidora/editora)
12 – Encerramento com brunch regional da Escola Móvel de Gastronomia, projeto apoiado pela Secec
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino