Em Foco

02/03/2021 as 15:15

Sanremo começa sem público e com brasileira na disputa

Tradicional festival italiano acontece de 2 a 6 de março

Agência: Ansa
Foto: Ansa / http://ansabrasil.com.br/ansausers/brasil/flash/cultura<?php echo $paginatitulo ?>

Com direito a brasileira na disputa, começa nesta terça-feira (2) o Festival de Sanremo, um dos eventos mais aguardados e assistidos do calendário cultural na Itália.

Realizado anualmente desde 1951, o concurso acontecerá pela primeira vez sem a presença de público no Teatro Ariston devido à pandemia do novo coronavírus, que tem a Itália como uma de suas maiores vítimas em todo o mundo.

Ao todo, 26 competidores disputam um troféu que já enfeitou as estantes de nomes como Domenico Modugno, Peppino di Capri, Eros Ramazzotti, Il Volo e até do cantor e compositor brasileiro Roberto Carlos, campeão em 1968.

Entre os concorrentes em 2021 está a ítalo-brasileira Gaia Gozzi, que disputará o principal prêmio do Festival de Sanremo com astros já consolidados no cenário nacional, como Francesco Renga, Arisa e Ermal Meta, vencedores em 2005, 2014 e 2018, respectivamente, e o popular rapper Fedez.

Gaia está escalada para estrear no Teatro Ariston na quarta-feira (3), com a canção "Cuore Amaro" ("Coração Amargo", em tradução livre). No mesmo dia, a cantora Laura Pausini, que não compete neste ano, levará ao palco do festival a música "Io Sì", ("Eu Sim"), com a qual venceu o Globo de Ouro no último domingo (28).

Outra presença bastante aguardada é a do atacante do Milan Zlatan Ibrahimovic, que participará de todas as noites do evento. "Amadeus [apresentador e diretor artístico do festival] me disse para não me preocupar e para eu ser eu mesmo. Não sei nada da programação, mas estou aqui", disse Ibra em coletiva de imprensa nesta terça.

No entanto, a programação pode sofrer alterações devido à Covid-19. A apresentação do cantor Irama, prevista para esta terça, já foi adiada após um de seus assistentes testar positivo para o novo coronavírus. O artista será liberado para o festival apenas se o exame PCR descartar a infecção.