Os riscos que o avanço do conservadorismo impõe à democracia serão debatidos nesta sexta-feira (19), em um encontro promovido pela Fundação Rosa Luxemburgo, a Editora Expressão Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Brasil de Fato.
A partir das 18h30, o evento ocupa o auditório da Casa Cultural do Povo Brasileiro, na altura do número 806 da Alameda Nothmann, na região central da cidade de São Paulo. Com o título Democracia em risco no norte global: o avanço da extrema direita no centro do capitalismo, o debate convida à reflexão sobre o avanço da extrema direita no mundo.
Na lista de convidados e convidadas estão o deputado alemão, Ferat Koçak, do partido Die Linke (‘A esquerda’, na tradução para o português), da militante Monique Murga, do Partido Comunista Francês, e da organização The People’s Forum, que reúne iniciativas da classe trabalhadora e de comunidades marginalizadas do mundo todo.
A entrada é gratuita. Quem quiser participar pessoalmente deve se inscrever clicando aqui. O evento terá transmissão em português pelo canal de YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo e em alemão e inglês pelo Zoom.
Em uma avaliação da ampliação de pautas conservadoras nas disputas eleitorais dos Estados Unidos e da Europa, o encontro vai buscar possibilidades de respostas do campo progressista para essa realidade.
E, a partir do cenário político observado nas nações mais ricas do norte global, investigará caminhos que podem ser percorridos pela esquerda para combater o avanço do extremismo, da xenofobia e das violações aos direitos humanos.
Permeado pela solidariedade internacional, o evento também tem o objetivo de buscar maneiras de aprofundar conquistas populares, sociais e ambientais para responder à crise sistêmica do capitalismo no planeta.
Edição: Martina Medina