A Coreia do Norte lançou “dois mísseis balísticos de curto alcance” nesta segunda-feira (20), um dia após os Estados Unidos conduzirem exercícios militares aéreos em conjunto com a Coreia do Sul e o Japão.
“Nossos militares detectaram dois mísseis balísticos de curto alcance disparados das áreas de Sukchon, na província do Sul Pyongan, entre 7h e 7h11 desta manhã”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto de Seul.
Mais tarde, a irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-un, alertou que o país está monitorando os exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
“O uso do Pacífico como campo de tiro depende das ações das forças americanas”, disse Kim Yo-jong em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias norte-coreana.
Por sua vez, o secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou sua forte condenação aos lançamentos feitos pela Coreia do Norte e pediu a Pyongyang que pare com as “ações provocativas”, segundo a porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric, em nota.