O número de casos de Covid-19 na Europa aumentou cinco vezes em oito semanas, capitaneado pela disseminação da variante Kp3.
“A Covid-19 não desapareceu”, escreveu no X o diretor do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) no velho continente, Hans Kluge.
“Na região da OMS Europa, que compreende 53 países europeus e da Ásia Central, o percentual de pacientes que testaram positivo para o Sars-CoV-2 [vírus causador da Covid] cresceu cinco vezes nas últimas oito semanas”, acrescentou.
Segundo ele, a cifra de internações na região é 51% maior do que quatro semanas atrás, enquanto as mortes aumentaram 32% no período. “Não é alarmismo, mas o dever da OMS é ajudar a proteger a saúde e o bem-estar através de conselhos tempestivos a governos e cidadãos”, salientou.
Kluge também reiterou recomendações já conhecidas desde o auge da pandemia, como manter a vacinação atualizada, garantir rápido acesso a tratamentos antivirais para pacientes frágeis e manter distanciamento em caso de diagnóstico positivo.