O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos após o início do segundo governo de Donald Trump pousou no Aeroporto de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (7), às 16h06. Os repatriados foram recebidos pelos governos federal e estaduais no Ceará e em Minas Gerais, com equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Segundo Mitchelle Benevides Meira, secretária da diversidade do Ceará, cujo governo estadual também auxiliou no contato com as famílias, os brasileiros deportados foram transportados algemados e não tiveram acesso à alimentação.
“Teve pessoas que ficaram 12 horas sem comer, mas foram todos acolhidos, alimentados e passaram por tratamento hospitalar”, declarou Meira em coletiva de imprensa após o avião pousar no país.
Socorro França, secretária de direitos humanos do Ceará, disse que os passageiros viajaram algemados nas mãos e nos pés, e que o objeto só foi retirado no momento do pouso no Brasil.
O avião trouxe 111 brasileiros. Do total, 71% dos deportados (79 pessoas) têm entre 21 e 40 anos. Oito eram crianças de até 10 anos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a maioria dos jovens adultos do sexo masculino viajavam desacompanhados. Apenas 26 são mulheres, das quais 12 estavam desacompanhadas.
Desde o início do novo governo de Donald Trump, este é o segundo avião enviado pelos EUA com imigrantes brasileiros deportados. Em 10 de janeiro, ainda no governo de Joe Biden, um outro avião já havia pousado no Brasil com imigrantes deportados.
Viagem seguiu para Confins