O Slam DFão 2024 vai ocupar a Biblioteca Nacional de Brasília. A competição que define o representante do Distrito Federal na batalha de poesia falada nacional, o Slam BR, acontece neste sábado (9), a partir das 16h, com entrada gratuita.
A batalha é uma das mais antigas do Centro-Oeste e chega à 7ª edição neste ano. “São vários anos promovendo, fortalecendo, enaltecendo a produção da poesia, da poesia falada, da oralidade, das produções periféricas. Isso é muito importante. Eu noto que a cada edição a gente está maior, a cada ano mais pessoas chegam. A gente tem crescido e eu acredito que esse crescimento não fique restrito a nós, mas ele se expande para todo mundo que participa”, comemora a escritora coordenadora do evento Meimei Bastos.
Além da competição, a programação do Slam DFão terá feira de produções independentes, apresentações artísticas diversas e o tradicional microfone aberto, onde qualquer pessoa pode subir ao palco e compartilhar sua voz, sem julgamentos ou restrições.
A slam são batalhas de poesia falada, em que as pessoas apresentam seus textos autorais e recebem nota por isso.
“A slam pode acontecer na rua, na escola, num teatro, num bar, numa praça, numa manifestação. Para participar da slam não precisa ter nenhum conhecimento prévio de literatura ou poesia ou o que quer que seja de arte. Basta ir lá e apresentar seu texto autoral, sua ideia, sua vivência. É um espaço de troca, de ensino-aprendizagem não formal, de resistência”, explica Meimei.
Entre os princípios do Slam DFão está o compromisso de promover um ambiente acolhedor e inclusivo e dar espaço e visibilidade a artistas negros, LGBTQIA+ e periféricos, que encontram nas batalhas uma plataforma para expressar suas vivências e luta
Confira quem vai participar do evento 2024:
Magno A-sis (Slam Ocupa)
Outono (Slam Ocupa)
Vênus (Slam Ocupa)
Iza Palhano (Slam Botofé)
Nanda Fer Pimenta (Slam Botofé)
Kaliedoscopica (Slam Botofé)
Kiambela ( Slam Q’brada)
Belaisa (Slam Q’brada)
Ari (Slam Q’brada)
Mano Dáblio (Slam DéF)
Zapatta Prn (Slam DéF)
Kbeça (Slam DéF)
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Márcia Silva