O governo federal, em parceria com estados e municípios, vai pagar no mês de abril o valor médio equivalente a um botijão de gás de 13 kg às famílias de baixa renda. O Auxílio-Gás, que é um programa de assistência social, visa atingir no total quase 6 milhões de brasileiros.
A previsão, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é que cada família receba neste mês cerca de R$ 107. O subsídio poderá ser utilizado em estabelecimentos credenciados.
O calendário de pagamento tem como base o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, começando pelo número 1 no dia 14 de abril. Confira abaixo a tabela completa.
Para receber o Auxílio-Gás, não é necessário se inscrever. Dentre os beneficiados, estão as famílias inscritas no CadÚnico, desde que possuam renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo, ou seja, R$ 660 por pessoa.
Famílias que possuem algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também serão incluídas no pagamento, mesmo que estas não estejam inscritas no CadÚnico.
Outros critérios para o recebimento do subsídio também serão levados em conta na hora do pagamento, como por exemplo, serão priorizadas famílias que possuem menor renda por integrante da família.
Do mesmo jeito, haverá priorização de famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica, que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas.
Vale ressaltar que aquelas famílias que já recebem outros benefícios do governo também podem receber o Auxílio-Gás.
Você pode consultar se sua família tem direito ao recebimento do Auxílio-Gás, acessando o aplicativo do Bolsa Família, disponível para download gratuito nos aparelhos com sistema Android e Apple. A confirmação também pode ser feita por meio do app do CadÚnico.
Outra forma de saber sobre o recebimento é pelo Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Se optar por fazer desta forma será necessário realizar login com CPF e senha. Ao acessar a sua página, o beneficiário poderá confirmar todos os benefícios e valores recebidos.
Edição: Rodrigo Durão Coelho