As autoridades australianas anunciaram a partir desta segunda-feira (8), a proibição da saudação nazista e a exibição ou venda de símbolos associados a grupos terroristas em todo o país.
Com a medida, passa a ser crime punível com até 12 meses de prisão realizar a saudação nazi, exibir a suástica nazi ou a runa de sinal duplo associada ao grupo paramilitar Schutzstaffel (SS).
Além disso, a venda e o comércio destes símbolos são igualmente proibidos.
“Agora é ilegal realizar a saudação nazi em público ou exibir publicamente ou comercializar símbolos de ódio nazista”, declarou o procurador-geral australiano, Mark Dreyfus, em comunicado divulgado pela imprensa local.
Segundo ele, “esta é a primeira legislação deste tipo e irá garantir que ninguém na Austrália possa glorificar ou lucrar com atos e símbolos que celebram os nazistas e a sua ideologia maligna”.
A legislação, que já havia sido anunciada em ao menos cinco estados australianos, surge em meio aos esforços dos países em combater as formas de antissemitismo, principalmente depois da eclosão da guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas.