O repúdio às medidas autoritárias de Milei foi muito amplo. Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Garrahan se mobilizam nas ruas de Buenos Aires desde meio dia, mostrando novamente o porque são um grande exemplo de luta hoje no país. Estudantes, professores, funcionários da universidade e diversos trabalhadores se somaram também à manifestação, e um forte dia de protestos ocorreu hoje, impondo uma nova e importante derrota ao presidente de extrema-direita Milei e para o La Libertad Avanza, seu partido, que teve rejeitado seu projeto de Lei de Emergência Pediátrica e também a Lei de Financiamento Universitário.
O partido governista, recém-saído de uma derrota esmagadora nas eleições provinciais de Buenos Aires, tentou, em vão, garantir um terço dos votos para apoiar os vetos na saúde e educação, enquanto a oposição reuniu os dois terços necessários para insistir em ambos os projetos, a votação foi de 181 a 60 sobre a Lei de Emergência Pediátrica e 174 a 67 sobre o financiamento universitário. Vários antigos aliados à Milei se voltaram contra ele. Para serem definitivamente derrotados, os vetos também precisam ser rejeitados pelo Senado , que poderá analisá-los em breve, talvez na próxima quinta-feira.
Apesar da enorme trégua das centrais sindicais que não chamaram a mobilização, o repúdio e a resistência social generalizada prevaleceram sobre a arrogância e a pressão do governo, com as ruas impondo uma derrota humilhante para Milei. Uma enorme mobilização de milhares de trabalhadores, estudantes e aposentados hoje comemoraram em frente ao Congresso mais um fracasso do governo. Eles estão entre aqueles que sustentaram a luta persistente que levou à derrota de La Libertad Avanza durante todos esses meses.
Essa é a força que precisa continuar a ser desenvolvida, para que todas as medidas de austeridade possam ser revogadas agora. O caminho a seguir não é “esperar até 2027”, como propõe o peronismo, mas impor uma greve nacional e um plano de luta à CGT e à CTA, caminhando em direção a uma greve geral política que possa derrotar todo o plano econômico de Milei, do FMI e dos grandes patrões. Essa é a perspectiva que a Frente de Esquerda (FIT-U) vem propondo.
Com informações de Esquerda Diário