Os serviços meteorológicos da Argentina anunciaram um “alerta laranja” nesta segunda-feira (18) para as províncias de Entre Ríos e Santa Fé, após um forte temporal que atingiu a província de Buenos Aires durante o final de semana. O governo pede que as pessoas evitem sair de casa.
O mau tempo causou ao menos 15 mortes, sendo 13 na cidade de Bahía Blanca, pela queda de uma estrutura onde ficava uma pista de patinação no gelo, deixando dezenas de feridos.
Vestindo um traje camuflado, acompanhado de ministros e do governador de Buenos Aires, o presidente da Argentina, Javier Milei, participou nesta segunda-feira (18) de uma cúpula de ajuda em Bahía Blanca.
“Vamos começar a trabalhar imediatamente e, com os recursos existentes, superaremos essa emergência”, declarou.
Os ventos, que atingiram velocidades entre 100 e 130 quilômetros por hora, provocaram quedas de mais de 300 árvores, danos a veículos e edifícios, e até mesmo a 16 aeronaves do aeroporto internacional de Ezeiza, onde foram cancelados 130 voos.
Os serviços de eletricidade, inicialmente interrompidos para um milhão de pessoas, ainda apresentam problemas para 150 mil usuários e devem voltar à normalidade em Buenos Aires em até 24 horas, mas outras partes do país devem ter que esperar entre 48 e 72 horas.
A interrupção no funcionamento de diversas centrais totalizando 1640 megawatts e as quedas de 19 torres de alta tensão fizeram com que o país recorresse temporariamente à importação de energia da rede de distribuição do Brasil.