MOSCOU, 7 de julho /TASS/. A situação no mercado interno de combustíveis permanece tensa em meio ao pico da demanda de verão e reparos não programados em refinarias, disse o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, em reunião no centro de situação do governo.
“A situação atual, considerando o pico de demanda no verão e os reparos não programados na refinaria, permanece tensa”, disse ele.
Anteriormente, o vice-primeiro-ministro disse à TASS que a Rússia havia acumulado reservas de combustível suficientes para abastecer o mercado interno, mas que as compras por pânico levaram a um aumento de 20 a 30% na demanda. Ele acrescentou que a reestruturação da logística do sistema para atender a essas necessidades levaria algum tempo. Novak também afirmou que uma proibição temporária das exportações de diesel para os produtores, com duração de alguns meses, poderia ser imposta para reabastecer os estoques internos.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que as autoridades, em conjunto com as companhias petrolíferas, elaboraram propostas adicionais para garantir o abastecimento interno de combustível. Ele observou que a Rússia começou a utilizar suas reservas de combustível, mas que as reservas de gasolina no país permanecem praticamente inalteradas em relação aos níveis do ano passado. O chefe de Estado também anunciou que está sendo considerada a necessidade de implementar uma proibição total às exportações de diesel. Com TASS