Mundo

19/01/2021 as 10:08

Faturamento do setor hoteleiro na Itália despenca 55%

Hotéis sofreram com a pandemia do novo coronavírus

Agência: Ansa
Foto: Ansa / ansausers/brasil/flash/internacional<?php echo $paginatitulo ?>

O faturamento do setor hoteleiro da Itália registrou queda de 55% em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

Os números foram divulgados no fim da semana passada pelo centro de estudos da Federalberghi, entidade que reúne hotéis e pousadas do país.

Segundo o levantamento, o setor hoteleiro faturou 13,5 bilhões de euros em 2020, número 55% menor que em 2019. Já o total de diárias ficou em 236 milhões, com redução de 54,1% na comparação com o ano anterior.

"As pessoas estão assustadas, e os empresários, resignados. O governo deve reverter isso rapidamente", disse à ANSA o presidente da Federalberghi, Bernabò Bocca, acrescentando que a preocupação para 2021 é "enorme".

A Itália ficou em lockdown entre o início de março e meados de maio e, desde o segundo semestre de 2020, convive com restrições a deslocamentos de acordo com a situação epidemiológica de cada região.

Atualmente, viagens inter-regionais estão proibidas até 15 de fevereiro. "A dura verdade é que, hoje, os hotéis não sabem quando e se vão reabrir. Todo o mundo está fechando, mas a diferença é que em outros lugares te fecham e te dão dinheiro", disse Bocca.