Mundo

22/10/2020 as 11:26

Austrália integrará treinamento naval de EUA, Índia e Japão em 2020

Tensão com China pode ter estimulado participação da Austrália no treinamento; ação deve acontecer até dezembro

A Referência
Foto: U.S. Navy/Cheyenne Geletka<?php echo $paginatitulo ?>

Além dos já tradicionais Japão, EUA e Índia, a Austrália também deverá participar do treinamento naval conjunto em 2020, informou a Bloomberg na segunda (19).

O treinamento Malabar acontecerá na Baía de Bengala e no Mar da Arábia no final do ano. De acordo com uma nota do Ministério da Defesa da Índia, a inclusão de Canberra visa “fortalecer a coordenação entre as Marinhas”.

Na prática, o aumento da tensão entre Beijing e os países que integram a coalizão pode ter facilitado o reingresso australiano no treinamento naval. O bloco foi reativado em 2017.

Além de uma disputa comercial e tecnológica com os EUA, a China também tem conflitos com a Índia. O impasse sobre regiões da fronteira do Himalaia, já se prolonga por mais de 40 anos.

Aliada aos EUA, Canberra discorda da expansão chinesa no Mar do Sul da China.

“O Exercício Malabar demonstra a profunda confiança entre quatro grandes democracias do Indo-Pacífico e sua vontade comum de trabalhar juntos em interesses de segurança comuns”, disse a ministra da Defesa da Austrália, Linda Reynolds.

“Tomamos nota desse desenvolvimento”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, na terça (20). Segundo ele, a China espera que a cooperação militar leve os países “à paz e estabilidade regional”.