Mundo

18/09/2020 as 07:36

Em meio a tratativas de paz, ONU estende missão no Afeganistão por mais um ano

Resolução ocorre co início das negociações para a paz entre o governo afegão e o grupo Taleban, no Catar

A Referência
Foto: Twitter/Afghanistan Mission<?php echo $paginatitulo ?>

Com expectativa de um cessar-fogo definitivo, a missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão devem se estender por mais um ano, deliberou o Conselho de Segurança na última terça (15).

A resolução saúda o início das negociações entre o governo afegão e o grupo extremista islâmico Taleban, no sábado (12).

Na mídia estatal, as autoridades do Afeganistão agradeceram pela extensão da missão humanitária no país. “O governo gostaria de juntar-se às vozes de seus parceiros internacionais e ecoar o Conselho de Segurança da ONU sobre o cessar-fogo humanitário”, disse o comunicado.

Na primeira rodada de negociações, as lideranças do Taleban não mencionaram trégua e insistem na aplicação de uma abordagem radical da lei islâmica, a chamada sharia.

O estopim para o início da negociação, agendada desde o início do ano, foi um ataque talibã no último dia 22. Entre as vítimas estão 14 soldados norte-americanos. Desde o começo de 2020, cerca de 600 civis morreram em ataques de grupos extremistas no país.

Reconhecido internacionalmente, o governo do Afeganistão conta com o apoio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e Estados Unidos para encerrar décadas de conflito.

O sinal positivo para o acordo veio em fevereiro, após negociações do Taleban com os EUA. Em troca do acordo de paz, Washington oferece a retirada de tropas norte-americanas do país após 19 anos de operação.